Os oito oficinões de técnicas circenses oferecidas pelo Grupo Tholl fazem parte de projeto proposto pela Ato Produção Cultural, aprovado em edital e financiado pela Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE).
O cronograma do projeto "Tholl para todos" será o seguinte: Oficinão em Candiota, 27 de agosto; Bagé, 10 de setembro; Hulha Negra, 24 de setembro; Pedras Altas, 27 de setembro; Caçapava, 31 de outubro; Aceguá, 1º de novembro; Pinheiro Machado, 5 de novembro; Herval, 21 de novembro. Todas as oficinas contam com apoio das respectivas prefeituras municipais.
Os oficinões são um ambiente pedagógico destinado ao desenvolvimento das aptidões e habilidades, mediante atividades laborativas orientadas para a aprendizagem nas diversas áreas das artes circenses, sendo composto por inúmeras técnicas. É uma atividade anualmente desenvolvida pelo Grupo Tholl no Centro de Treinamento, quando centenas de crianças, jovens e adultos experimentam as técnicas desenvolvidas pelo Grupo, resultando - ou não - na seleção de novos integrantes.
De acordo com a produtora cultural Beatriz Araújo, da Ato, o objetivo principal do projeto é levar a arte aos municípios, integrando teatro, dança, música e técnicas circenses e também difundir ideias acerca da importância da preservação do meio ambiente. Durante seis horas de atividades, 20 artistas estarão interagindo com cada comunidade, levando as mensagens relativas à importância da preservação do meio ambiente, por meio de distribuição de material impresso, além de apresentação de números de técnicas circenses com alusão à natureza.
Foto: Daniel Ortiz