"O Hospital da Criança de Brasília é a marca da solidariedade no horizonte dos monumentos da capital do país. Foram pais e mães com filhos portadores de câncer, com apoio dos profissionais da pediatria do Hospital de Base, que semearam na comunidade a vontade de dar mais dignidade ao tratamento de crianças e adolescentes com doenças graves.
Hoje, o Hospital da Criança de Brasília é um dos orgulhos do brasiliense. Os que aqui passam pela primeira vez sempre se surpreendem e dizem: nem parece um hospital!
Talvez o que cause tanta surpresa aos visitantes seja a história, o carinho como todos são tratados e o amor e dedicação dos seus profissionais. Não há imagem para retratar os afetos trocados em cada canto do hospital, mas fica, no registro de um amanhecer durante o verão do Planalto Central, realizado pelo fotógrafo João Campello, a mostra de que o nosso horizonte mudou para melhor depois do Hospital da Criança de Brasília".
O texto faz parte de material disponibilizado aos visitantes no Hospital da Criança de Brasília, onde integrantes do Tholl estiveram terça-feira. A trupe pelotense está na capital federal participando da 26ª Expotchê, maior feira gaúcha fora do Rio Grande do Sul.