Numa ação conjunta, a SOS Animais e o Grupo Tholl, com apoio do blog-jornal Amigos de Pelotas, promoveram passeata na manhã de sábado, 13 de março, no calçadão da rua Andrade Neves, com o intuito de buscarem soluções para os animais abandonados na cidade como cães e gatos, e também bichos de maior porte, como cavalos.
O público passava, em número expressivo no calçadão na manhã de sábado, parava para acompanhar o protesto, ao mesmo tempo em que recebia folhetos esplicativos sobre a situação dos animais de Pelotas. A concentração aconteceu na Andrade Neves com Voluntários da Pátria, de onde os manifestantes partiram rumo à Prefeitura de Pelotas, onde foi feita manifestação e após seguiram novamente para o calcadão, aos gritos de "bixo não é lixo", "chega de promessas, queremos ação" e "protetores unidos jamais serão vencidos".
Animadores do Grupo Tholl abriram a passeata ao som dos mais diversos instrumentos, chamando a atenção e despertando ainda mais a simpatia do público à nobre causa. Documento aberto ao público esteve à disposição durante todo o sábado no chafariz do calçadão para assinatura de simpatizantes e encaminhamento à Prefeitura.
O folheto distribuído trás fotos de uma matilha perseguindo uma cadela no cio; cavalos vítimas de maus tratos, cães adultos e filhotes com o corpo coberto de feridas em decorrência de sarna; animais vítimas de atropelamento e animais confinados.
Abaixo, texto do folheto distribuído durante o movimento:
"Estimativas oficiais apontam que circulam em Pelotas cerca de 30 mil cães abandonados.
ONG, sociedade civil e vereadores, após cinco reuniões com vários secretários municipais e as promessas de que haveria, até 30 de novembro de 2009, um novo tratamento aos animais de Pelotas, denunciam que nada mudou, apesar do muito que FOI PROMETIDO.
1) Um convênio entre Prefeitura e Hospital Veterinário da UFPel para atendimento aos cães, gatos e cavalos doentes, maltratados e acidentados. NÃO EXISTE.
2) A construção de um abrigo para cãese gatos já tratados e castrados, assim como a realização de feiras de adoção desses animais, para desafogar o canil municipal. NÃO EXISTE.
3) A construção de uma hospedaria para grands animais recolhidos em vias públicas. NÃO CONCLUÍDO.
4) A contratação de dois veterinários para atender à enorme demanda de animais doentes ou feridos encontrados nas ruas da cidade. NÃO EXISTE.
5) A aquisição de um veículo para socorro a pequenos animais atropelados ou encontrados em situação de risco. CADÊ?
6) A disponibilização de um caminhão para recolher grandes animais durante 24 horas, sete dias por semana. CADÊ?
Não adianta reclamar que a cidade está cheia de cães pelas ruas e não cobrar do poder público um enfrentamento sério desse problema que afeta todos os pelotenses, uma vez que falamos de saúde pública.
As entidades de proteção e os muitos anônimos que socorrem animais em situação de risco com seus próprios recursos, o fazem porque se importam, porque têm compaixão. MAS GOVERNO NÃO TEM OBRIGAÇÃO!
Junte-se a nós assinando o documento que será encaminhado ao prefeito municipal, na banca instalada junto ao chafariz do calçadão durante todo o dia de hoje. Os animais precisam da sua voz!
www.sosanimaispelotas.org.br / sos@sosanimaispelotas.org.br ".
FOTOS: GRUPO THOLL E RUBENS FILHO