OFICINAS DE TRAMPOLIM E MASTRO CHINÊS NO FESTIVAL DE CIRCO!!!
O Festival de Circo de Pelotas, promoção do Grupo Tholl, desenvolverá intensa programação formativa disponibilizando oficinas, diálogos sobre circo e políticas culturais e também diversas apresentações em bairros, centro e praças da cidade. O Centro de Treinamento Tholl será sede de seis oficinas circenses, para os níveis iniciante e intermediário. As inscrições são gratuitas, limitadas e feitas exclusivamente pelo e-mail festivaldecircodepelotas@gmail.com. A idade mínima para participação nas oficinas é de 13 anos, não sendo estipulada idade máxima.
A Oficina de Trampolim do Festival ocorrerá dia 21 de novembro, das 14h às 17h, para o nível iniciante. As vagas serão 20. O trampolim é uma disciplina da ginástica, na qual o atleta executa saltos acrobáticos numa espécie de cama elástica. Serão abordados os aspectos de preparo físico para o aparelho, além de diferentes tipos de saltos do nível básico até possíveis níveis de acordo com a capacidade de cada participante.
O ministrante será Bernardo Beckhausen é ex-atleta da Federação em Trampolim (cama elástica) na Faculdade Luterana do Brasil (Ulbra Canoas) e ginasta da Grêmio Náutico União (GNU), tendo participado de campeonatos estaduais e torneios nacionais de 2001 a 2005, conquistando troféus de eficiência e destaque. Beckhausen também ministrará a Oficina de Mastro Chinês, dia 22 de novembro, das 14h às 17h, para o nível iniciante.
O mastro chinês é uma disciplina de circo que exige preparação física, membros superiores firmes e pernas leves e ágeis. Ao contrário do que muitos pensam, não são necessários grandes músculos ou uma força sobrenatural para ser um bom acrobata de mastro. O que se faz necessário é compreender o mastro como aparelho, analisando as forças vetoriais presentes em cada grupo de ações específicas, bem como reconhecer os grupos musculares que devem ser mais ou menos utilizados em cada ocasião.