Oficina "Tholl para todos" no Sítio Floresta, sábado. Inscrições abertas!
Sábado (18/07), das 15h às 17h, o Grupo Tholl realizará a oficina circense "Tholl para todos" para a comunidade do Sítio Floresta, na Associação dos Moradores (rua Abilino Ferreira Cardozo, 1814). O público alvo são jovens de sete a 14 anos e as inscrições poderão ser feitas desde já, no Colégio Independência ou na Associação do bairro.
Conforme o coordenador do "Tholl para todos", Fábio Marques, serão viabilizadas oficinas gratuitas de técnicas circenses (acrobacia de solo, tecido aéreo, arco aéreo, teatro e malabares, entre outras) em diversos bairros de Pelotas, difundindo, assim, a arte do circo e proporcionando a crianças e adolescentes o contato inicial com esta cultura milenar.
As oficinas acontecerão por meio de parceria com a Prefeitura Municipal de Pelotas. "O projeto destina-se aos bairros mais afastados do centro da cidade, com maior vulnerabilidade social, e se houver possibilidade, à zona rural, além da região dos pescadores de Pelotas (Colônia Z-3)", ressalta Fábio Marques.
O "Tholl para todos" será uma forma de iniciar os jovens no lúdico da arte do circo, mostrando que existem vários meios de superação das ruas, drogas e violência urbana. São objetivos do projeto: aproximar a comunidade ao Grupo Tholl, difundir a arte do circo para um maior número de pessoas, descentralizar a cultura para os bairros que mais necessitam, selecionar possíveis participantes para o Tholl Escola e desmistificar a cultura, mostrando-a como arte democrática e de acesso a todos.
Serão disponibilizadas sete oficinas de técnicas circenses diversas, com duração de duas horas cada, uma em cada bairro, ministradas por cerca de dez integrantes do Tholl (podendo este número aumentar, conforme a disponibilidade de agenda da trupe) e três palhaços-animadores que farão a recepção e o entretenimento ao público.
"No encerramento das oficinas, serão apresentadas performances, para que a comunidade possa conhecer as técnicas circenses desenvolvidas durante cada atividade, com toda a magia que é própria dos espetáculos do Tholl", diz o coordenador. A direção do projeto é de João Bachilli, com produção da Secretaria de Cultura de Pelotas.