Quinta-feira (27), às 19h, o ator e diretor Joca D'Ávila ministra oficina de teatro aos integrantes do Grupo Tholl e convidados, no Centro de Treinamento da trupe (rua Garibaldi, 630 - Pelotas/RS), focando a técnica do bufão (o palhaço ardiloso e provocativo) e o "Teatro Cometido". O evento faz parte das comemorações dos 15 anos do espetáculo Tholl, Imagem e Sonho.
A oficina denomina-se "Um instante bufo" e será seguida de apresentação do método "O Teatro Cometido", com blocos divididos em: o corpo grotesco, a paródia, a provocação, o poder da sedução, crítica e deboche, o ambiente desconfortável, o espaço desconhecido e tétrico, a arte de confundir, o impertinente desafio, a busca do improvável, o riso dúbio e perigoso e homens-bichos.
Sobre os bufões, lembra o diretor que são irônicos, implacáveis, debochados, desconcertantes e durante a oficina serão apresentados métodos e técnicas que envolvem a evolução da arte bufa, do bobo da corte ao político inescrupuloso dos tempos atuais, a paródia da opressão e a poesia dos grotescos, o riso difícil, perigoso e nervoso.
Foto: Juliano Kirinus