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05.05.09 /

Lançado o Tholl-Escola, com cursos livres em técnicas circenses e curso profissionalizante

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O Grupo Tholl está lançando um novo empreendimento, o Tholl-Escola, uma escola para formação em artes circenses, destinada a crianças, jovens e adultos e devidamente associada à Abecirco (Associação Brasileira de Escolas de Circo) e ao Sated RS (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Rio Grande do Sul).
A intenção é que se torne um centro de referência no Brasil, uma vez que no país existe somente uma escola que certifique a formação, sediada em São Paulo. O Tholl-Escola oferecerá cursos livres em técnicas circenses, previstos para iniciar em breve, e curso profissionalizante em artes circenses, este a ser desenvolvido a partir do ano que vem (com 800 horas/aula, divididas em 15 meses, público formado por jovens com idades acima de 14 anos e Ensino Fundamental completo). Trata-se de um projeto pedagógico, com formação interdisciplinar do artista circense em dança, teatro e música.

Os cursos livres oferecerão workshops e oficinas. A diferença entre ambos é que o workshop desenvolve-se em um ambiente educativo, no qual os participantes vivenciam experiências com técnicas circenses, de caráter prático, durante oito horas de aula. Serão desenvolvidas as seguintes técnicas: acrobacia de solo, acrobacia aérea, malabares, técnicas de equilíbrio e teatro.
A oficina é um ambiente pedagógico destinado ao desenvolvimento das aptidões e habilidades circenses, mediante atividades laborativas orientadas, e em que estão disponíveis diferentes tipos de equipamentos e materiais para a aprendizagem nas diversas áreas das artes circenses, durante 20, 30 ou 40 horas. Serão desenvolvidas as mesmas técnicas.

Curso profissionalizante

A estrutura curricular do curso profissionalizante do Tholl-Escola prevê o desenvolvimento do módulo I – básico, com 250 horas. Funcionará como uma preparação teórico-prática para a arte circense. O módulo II - formação, terá 300 horas, trabalhando o aprendizado das técnicas circenses. O módulo III será a profissionalização, com 250 horas de duração. Será feito o aprofundamento do aprendizado das técnicas circenses, com criação de espetáculo circense.

Módulo I

O módulo I terá como disciplinas básicas:
- Acrobacia de solo I, modalidade artística de alta plasticidade e atividade básica para as demais, atuando como formação corporal e educação psicomotora; com a sua aplicação o Tholl-Escola pretende criar experiências que favoreçam as aquisições motoras essenciais;
- Acrobacia aérea I, trapézio, tecido e lira: aplicação das aquisições motoras e do domínio corporal no aparelho básico (trapézio) e que serve como fundamento para todas as modalidades aéreas;
- Malabares I, atividade de alto valor psicomotor, compreendendo agilidade, coordenação motora, domínio espacial, acuidade visual, concentração e velocidade de raciocínio;
- Técnicas de equilíbrio I, o que compreende pernas-de-pau, monociclo e arame baixo. O objetivo é trabalhar o equilíbrio que é igual á qualidade física fundamental para o desenvolvimento de todas as demais modalidades e fator de sucesso no campo artístico. As disciplinas complementares são: história das artes, história da arte circense, teatro I, dança I, música I e yoga I.

Módulo II

As disciplinas básicas do módulo II são:
- Acrobacia de solo II, aperfeiçoamento na modalidade artística de alta plasticidade e atividade básica para as demais, atuando como formação corporal e educação psicomotora;
- Acrobacia aérea II, aperfeiçoamento no trapézio, tecido e lira, com aplicação das aquisições motoras e do domínio corporal;
- Malabares II, aperfeiçoamento no jogo dos malabares, compreendendo agilidade, coordenação motora, domínio espacial, acuidade visual, concentração e velocidade de raciocínio;
- Técnicas de Equilíbrio II - aperfeiçoamento nas pernas-de-pau, monociclo e arame baixo, trabalhando o equilíbrio, qualidade física fundamental para o desenvolvimento de todas as demais modalidades.
O módulo II tem como disciplinas complementares: artes visuais I, arte circense, teatro II, dança II, música II, yoga II.

Módulo III

O módulo III é profissionalizante, tendo como disciplinas básicas: acrobacia de solo III, acrobacia aérea III, malabares III e técnicas de equilíbrio III. O participante deverá efetuar a escolha dentre as disciplinas de, no mínimo, quatro técnicas a serem aprofundadas, indicando suas preferências para a criação de número ou espetáculo, dentre as modalidades oferecidas pela Escola. As disciplinas complementares são: artes visuais II, teatro III, dança III e música III.

Avaliação

Os critérios de avaliação dos alunos são baseados na análise qualitativa do seu desempenho no processo de concepção, produção e interpretação artística e a aplicação, nesse processo, de elementos e valores estéticos, pedagógicos, humanistas, técnicos e materiais. O resultado da aprendizagem será auferido sempre tendo como principal referência o desempenho artístico.

Nos dois primeiros módulos, o aluno seguirá a orientação dos professores na concepção de todos os fatores intervenientes no número. No módulo de profissionalização, o aluno terá autonomia para elaborar personagens, figurinos, maquiagens, cenários, trilha sonora e até mesmo conceber o próprio equipamento ou aparelho no qual pretenda desempenhar seu número. A frequência é de 75%.

Competências do Artista Circense

• Identificar e aplicar, articuladamente, os componentes básicos das linguagens corporal, sonora, cênica e plástica;

• Selecionar e manipular esteticamente diferentes fontes e materiais utilizados nas composições artísticas circenses, bem como os diferentes resultados artísticos;

• Integrar estudos e pesquisas na elaboração e interpretação artística de idéias e emoções;

• Caracterizar, escolher e manipular os elementos materiais (sons, gestos, texturas) presentes nas artes circenses;

• Reinventar processos, formas, técnicas, materiais e valores estéticos na concepção, produção e interpretação artística circense;

• Utilizar criticamente novas tecnologias na concepção, produção e interpretação artística circense;

• Utilizar adequadamente métodos, técnicas, recursos e equipamentos específicos à produção, interpretação, conservação e difusão artística circense;

• Conceber, organizar e interpretar roteiros e instruções para a realização de projetos artísticos circenses;

• Analisar e aplicar práticas e teorias de produção das diversas culturas artísticas, suas interconexões e seus contextos socioculturais;

• Analisar e aplicar combinações e re-elaborações imaginativas, a partir da experiência sensível da vida cotidiana e do conhecimento sobre a natureza, a cultura, a história e seus contextos.


Centro de Treinamento

  • R. Garibaldi, 630 / Pelotas-RS
  • +55 53 98118-4265
  • contato@grupotholl.com

João Bachilli

Joao Schmidt

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