Natural de Pelotas e radicado no Rio de Janeiro desde 1995, onde trocou as artes cênicas pelo show business, João Schmidt foi indicado para Melhor Produtor Musical do Ano - Categoria Tour Manager, na segunda edição do Prêmio Profissão Entretenimento - 2016, promoção do Iatec (Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação) com o Espaço Cultural Escola Sesc, como forma de estimular o segmento de Artes e Entretenimento.
João Schmidt, vem se destacando como um dos mais respeitados e requisitados profissionais da sua aérea. Tem no currículo os principais eventos musicais brasileiros, com destaque para o Prêmio da Música Brasileira (2006 a 2016). Também em destaque os eventos de samba como o Samba in Rio, Rio de Janeiro/2015; a ExpoSamba, São Paulo/2012, e a Fábrica do Samba, Rio de Janeiro/2003. Também foi responsável pelos shows de verão da Estação Primeira de Mangueira (de 2000 a 2007 e este ano), Sinfonia do Rio de Janeiro de Francis Hime, no Rio de Janeiro e em Paris/França, e Projeto Kalunga 2, na Angola/África 2016.
Entre artistas que já acompanhou, estão o lendário Jamelão, Dudu Nobre, Arlindo Cruz, Vitor Ramil, Mart'nália, Leila Pinheiro, Dona Ivone Lara, Martinho da Vila, Lecy Brandão, Chico Buarque, Maria Bethânia, Francis e Olivia Hime, João Bosco, Alcione, Chico Cesar e Adriana Calcanhotto. Em 2012, reencontrou seu parceiro de palco João Bachilli e produziu junto com o Grupo Tholl o musical de Kleiton & Kledir, Par ou Ímpar. Ano passado, produziu Cirquin e está em fase de produção, com estreia marcada para dezembro, da nova parceria com Bachilli, No Natal daquele ano. E falando em Kleiton & Kledir, é produtor executivo dos irmãos Ramil há 15 anos, acompanhando os artistas em shows no Brasil e no exterior e na gravação de CDS/DVS. Há dois anos, faz parte da equipe de produção da cantora Zélia Duncan.
João Schmidt integrou o Teatro Escola de Pelotas durante oito anos, participando das principais montagens da Companhia, com destaques para Fuenteovejuna, Em nome de Francisco e Maragato - uma ópera gaúcha. "Tudo o que eu sei e o que me tornei eu agradeço a Valter Sobreiro Júnior", revela emocionado. A votação vai até o dia 3 de outubro e a cerimônia de premiação ocorre no dia 11 de dezembro, no Rio de Janeiro. Para votar, acesse http://iatec.com.br/forum/premio-vote-aqui/