O professor Marcelo Pereira Lima Mendonça realiza trabalho de Yôga com os integrantes do Grupo Tholl, fundamentado no Método DeRose de SwáSthya Yôga, através de técnicas que proporcionam e promovem um aperfeiçoamento multilateral, e que conduzem ao alto rendimento e auto-conhecimento.
O ponto central do trabalho é desenvolver a Consciência Corporal de uma maneira global não estando está limitada a músculos e articulações, mas envolvendo consciência respiratória e aumento da concentração.
“Ao trabalharmos as técnicas corporais, que no SwáSthya Yôga chamamos de ásanas, atuamos diretamente sobre o aumento da flexibilidade articular e alongamento muscular, bem como o aumento da resistência muscular e equilíbrio. Isso é obtido, uma vez que os ásanas não são simples exercícios físicos, mas sim técnicas corporais que envolvem uma posição física estável e confortável, com uma respiração coordenada, a qual deve ser profunda, ritmada e consciente, e uma atitude interior que envolve localização da consciência e mentalização”, explica Marcelo.
Através das técnicas respiratórias, as quais são chamadas de pránáyámas, a atividade atua diretamente sobre o aumento da oxigenação cerebral e domínio das emoções. O aumento da oxigenação cerebral é fundamental para uma capacidade de raciocínio mais rápida e apurada. E o domínio das emoções é importante para que o corpo não trave na hora que for mais solicitado.
Ressalta que a tudo isso, soma-se o aumento da capacidade de concentração, que irá proporcionar um grande impacto no rendimento do Grupo Tholl, uma vez que as técnicas de concentração atuam diretamente sobre a nossa capacidade de mantermo-nos focados naquilo que estamos fazendo, diminuindo consideravelmente e talvez chegando a quase zero, a possibilidade do erro. Além disso, o grande diferencial, estará na capacidade de mentalizar os objetivos almejados, sejam eles um movimento perfeito, até a execução perfeita da performance final.
De uma maneira geral, o trabalho desenvolvido proporciona maior consciência nos movimentos, redução no risco de lesão, devido ao próprio conhecimento do corpo e seus limites; aumento da resistência muscular e respiratória; domínio emocional, atenuando o nervosismo (natural) antes e durante as apresentações; e aumento da capacidade de concentração e mentalização, esses quesitos, repito, como grande diferenciais!
O treinamento acontece três vezes por semana, durante uma hora e meia, às segundas, quartas e sextas-feiras.
Formação
Graduado em Direito pela Universidade Católica de Pelotas; MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas); Instrutor de SwáSthya Yôga pela Universidade Internacional de Yôga e Universidade Católica de Pelotas
Histórico profissional
Começou a praticar SwáSthya Yôga no ano de 1996 e tornou-se Instrutor de SwáSthya Yôga no ano de 1999. Em maio de 2001 abriu sua própria Escola Credenciada à Uni-Yôga, sendo a partir de então Representante da Uni-Yôga em Pelotas.
Participa anualmente, desde 1999, de Congressos Internacionais de Yôga, bem como de diversos Cursos de aperfeiçoamento. Ministrante de palestras, workshops e cursos nas áreas de qualidade de vida, administração do stress, respiração, concentração e meditação, entre outros. Atualmente desenvolve trabalho focado no alto-rendimento para atletas, artistas e empresários.