Durante uma semana, artistas do Grupo Tholl percorreram ruas e bairros de Pelotas arrecadando doações para enviar às vítimas das chuvas no Rio de Janeiro. Foram muitas as doações, lotando duas vans, o que deixou bastante satisfeitos e felizes os integrantes da trupe circense de Pelotas.
A comunidade cultural gaúcha uniu-se em solidariedade às vítimas das chuvas no Rio de Janeiro. Com o objetivo de participar da ação iniciada pela Defesa Civil e Secretaria de Administração do Estado, a Secretaria da Cultura mobilizou os representantes da comunidade cultural em uma grande ação solidária: SOS Rio, Cultura.
No dia 31 de janeiro, das 12h às 22h, uma série de atividades artísticas foram realizadas na Casa de Cultura Mario Quintana, que normalmente não funciona neste dia, mas abriu especialmente para o evento. O público participou mediante a doação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal ou de limpeza.
Pocket shows, teatro, dança, cinema e exposição de arte integraram a programação. Ao meio-dia e às 18h, sairam cortejos circenses da Esquina Democrática, em direção à Casa de Cultura. A peça Os Homens de Perto, com Zé Victor Castiel, Rogério Beretta e Oscar Simch fizezem parte da ação, bem como Ondina e Tufone, espetáculo de clown.
Nomes da música como Papas da Língua, Frank Iorge, Nei Lisboa, Bebeto Alves, Borghetinho, Neto Fagundes, Shana Müller, Dúnia Elias, Cristina Sorrentino, Roda de Choro e Samuel do Acordeon fizeram shows. A sonorização dos espetáculos musicais teve o apoio da Vento Norte e da ZeroDB, através dos técnicos Celito Borges e Rafael Pacheco.
Nas atrações de circo, as presenças do Grupo Tholl, My House, Garga Animações, performance de perna de pau, bonecos gigantes e teatro de bonecos. Nesse dia, também foram recebidas, no Museu de Arte Contemporânea, obras de arte a serem leiloadas em fevereiro, e toda a renda será revertida às vitimas da enchente na serra carioca.