FESTIVAL DE CIRCO DE PELOTAS DISPONIBILIZARÁ OFICINAS NO CENTRO DE TREINAMENTO THOLL!!!
O Festival de Circo de Pelotas pretende incitar a sociedade a vivenciar o circo por inteiro, através de intensa programação formativa como oficinas, diálogos sobre circo e políticas culturais e também diversas apresentações em bairros, centro e praças da cidade. O Centro de Treinamento Tholl será sede de seis oficinas circenses, para os níveis iniciante e intermediário. As inscrições são gratuitas, limitadas e feitas exclusivamente pelo e-mail festivaldecircodepelotas@gmail.com, com preenchimento de ficha específica. A idade mínima para participação nas oficinas é de 13 anos, não sendo estipulada idade máxima.
Oficina de Tecido Aéreo ocorrerá dias 19 e 20 de novembro, das 9h às 12h. É de nível intermediário e disponibilizará 20 vagas. As aulas serão divididas em aquecimento, educativos, diferentes tipos de subidas e truques e serão ministradas por Simone Lyrio, que iniciou seus estudos de ballet e sapateado com quatro anos de idade. Em 1999 e 2000, foi premiada em diversos festivais de dança com o 1º e o 2º lugares. Ganhou prêmio de “Destaque solista” e uma bolsa de estudos para Santiago do Chile no Festival “Bento em Dança”. Participou duas vezes do Seminário Internacional de dança de Brasília. Frequentou cursos com Nancy Bielsky (EUA), Brian Nolan (Austrália), Valery Colin (França), Albert Evans (EUA), Hans-Joachin Tappendorff, Michael Birkmeyer(Áustria), Alexander Gorbatccevitch, Vera Timachova (Rússia).
Dançou com os primeiros bailarinos dos Estados Unidos, Albert Evans e Peter Boal, no Theatro São Pedro. Em 2012, participou da inauguração da Arena do Grêmio de Porto Alegre, como tecidista, pendurada a 40 m de altura. Atuou como tecidista no "Carpe Vita três anos". Participou de duas edições do Natal Luz de Gramado atuando como bailarina, tecidista e sapateadora e como bailarina, sapateadora e acrobata, nas temporadas 2011/12 e 2013/2014. No ano passado, atuou como tecidista e acrobata no "Black and White", em Criciúma/SC. Em 2015, trabalhou como tecidista e contorcionista "Moha Festival", em Lages/SC.
A Oficina de Mágica acontecerá dia 19 de novembro, das 14h às 17h. É de nível iniciante e contará com 20 vagas. Essa oficina é uma ótima oportunidade pra quem sempre teve curiosidade sobre o mundo do ilusionismo e nunca participou de nenhum evento. O ministrante será Alex Meyer, que abordará: a arte mágica na atualidade, o que é mágica e qual a diferença entre “truque e mágica”, técnicas básicas do ilusionismo, execução e prática de números de mágica com objetos comuns, mágicas com baralhos e cartas e introdução aos acessórios de ilusionismo.
Com mais de dez anos de carreira, Alex Meyer ingressou no mundo do ilusionismo participando do curso de Iniciação à Arte Mágica, ministrado pelo famoso mágico Tio Tony, e o que no início era para ser um hobby, transformou-se em sua profissão. Após, ingressou no círculo de mágicos de Porto Alegre e conheceu outros grandes mestres da mágica, como Victor Cantero, Léo Truda e Joe Marbel, que com sabedoria e paciência lhe passaram os principais fundamentos da arte mágica. Em 2007, participou da fundação da AMAR – Associação dos Mágicos do Rio Grande do Sul, tornando-se sócio fundador. No mesmo ano, integrou o Encontro Internacional de Ilusionistas, na Argentina, conquistando o segundo prêmio de close-up magic, categoria da mágica feita com pequenos objetos, onde Alex é especialista.
A Oficina de Corda Bamba será dia 20 de novembro, das 14h às 17h, direcionada ao nível iniciante. Dispõe de 20 vagas e trabalhará a percepção, a respiração, a resistência, o desenvolvimento da concentração, a persistência, a autoconfiança e a consciência corporal. O ministrante será Filipe Farinha, que aplicará um trabalho de preparação física harmonizado com a respiração, visando a consciência corporal num modo de aproveitamento de energia. Na sequência será aplicada a modalidade específica incluindo a ancoragem do aparelho.
Filipe Farinha sob nome de registro Filipe Miguel Severo, é artista formando pela Escola Nacional de Circo. Sua especialidade é o funambulismo, mas a pesquisa é ilimitada no ramo das artes. Dentro das técnicas circenses utiliza o trapézio voador, acrobacia, malabarismo, monociclo, perna de pau e a pirotecnia. Foi o primeiro brasileiro a andar sobre os cabos do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro/RJ, para produção do clip da Banda Paralelo 8, realizado pela Conspiração Filmes. Atualmente, é sócio, produtor e artista circense do grupo de teatro e circo Corpos & Sombras e representante do Fórum Municipal de Artes Cênicas no Conselho Municipal de Cultura em São Leopoldo/RS.
A Oficina de Báscula será desenvolvida dias 21 e 22 de novembro, das 9h às 12h, É de nível intermediário e disponibilizará um total de 20 vagas. A báscula poderia ser descrita como uma alavanca que fornece uma ótima força de transferência, através da ação de balanço do aparelho. Por meio dela, os artistas podem fazer diferentes tipos de saltos. O ministrante será Bernardo Beckhausen, que trabalhará tipos diferentes de saídas, piques, primeiro e segundo porto, volantes chegada em ombro e outros saltos de saída conforme a capacidade de cada um.
Bernardo é ex-atleta da Federação em Trampolim (cama elástica) na Faculdade Luterana do Brasil (Ulbra Canoas) e ginasta da Grêmio Náutico União (GNU), tendo participado de campeonatos estaduais e torneios nacionais de 2001 a 2005, conquistando troféus de eficiência e destaque. Ao ingressar no circo tem aprendido e aperfeiçoado sua técnica de saltos em outros aparelhos como báscula, maca russa, elástico, trapézio de voo e canastilha. Suas técnicas foram aprendidas com profissional russo (Evgenii Smirnov), romeno (Beatriz Chinaglia) e mongolianos (Batha Arunae Bob Zoubo), durante os anos em que trabalhou em circos. Hoje, atua como professor de circo em Canela e Gramado, ensinando técnicas de trampolim, acrobacias de solo, mastro chinês e báscula.
A Oficina de Trampolim ocorrerá dia 21 de novembro, das 14h às 17h, para o nível iniciante. as vagas serão 20. O trampolim é uma disciplina da ginástica, na qual o atleta executa saltos acrobáticos numa espécie de cama elástica. A oficina abordará aspectos de preparo físico para o aparelho, além de diferentes tipos de saltos do nível básico até possíveis níveis de acordo com a capacidade de cada participante. O ministrante também será Bernardo Beckhausen.
A Oficina de Mastro Chinês será dia 22 de novembro, das 14h às 17h, para o nível iniciante. As vagas serão 20 e o ministrante, Bernardo Beckhausen. O mastro chinês é uma disciplina de circo que exige preparação física, membros superiores firmes e pernas leves e ágeis. Ao contrário do que muitos pensam, não são necessários grandes músculos ou uma força sobrenatural para ser um bom acrobata de mastro. O que se faz necessário é compreender o mastro como aparelho, analisando as forças vetoriais presentes em cada grupo de ações específicas, bem como reconhecer os grupos musculares que devem ser mais ou menos utilizados em cada ocasião. Esses aspectos serão todos abordados por Bernardo Bechausen.
Foto 1: Mastro Chinês
Foto 2: Báscula
Cenas do espetáculo Cirquin, do Grupo Tholl, por Juliano Kirinus.