Domingo (dia 11), às 20h, o Grupo Tholl apresenta o espetáculo Cirquin no Theatro Guarany, com ingressos disponíveis na Hercílio Calçados (Calçadão), Café.com (Quinze de Novembro, 709) ou pelo link https://minhaentrada.com.br/evento/11-03-cirquin-grupo-tholl-9331. No elenco, o ator pelotense João Schmidt (foto) que volta aos palcos pelotenses após 25 anos.
Schmidt começou em 1985, no Teatro Desilab da então Escola Técnica Federal de Pelotas, hoje IFSul. O Desilab tinha a direção de Valter Sobreiro Júnior, com quem Schmidt fez um teste para o espetáculo "A Bruxinha que era boa", de Maria Clara Machado. O teste rendeu o convite para participar da montagem de "Funteojuna", de Lope de Vega, ambos com direção de Sobreiro Jr.
Em 1986, João Schmidt se firmou como ator, dando vida a um dos principais personagens de "Em nome de Francisco", peça teatral que conta a história do poeta pelotense Francisco Lobo da Costa, escrita e dirigida por Valter Sobreiro Jr, mas foi no ano de 1988, que estreou o seu maior sucesso, interpretando no musical "Maragato", uma ópera gaúcha, o menino cavalo Pica-Flor, com sucesso de público e de crítica. João Schmidt foi indicado em todos os festivais em que participou, recebendo em três ocasiões, o prêmio de melhor ator em papel coadjuvante, entre eles, um criado especialmente após a sua apresentação no Festival de São José do Rio Preto/SP.
Após três anos percorrendo o Brasil com absoluto sucesso, personalidades do mundo teatral como Alberto Kussisk, Lélia Abramo, Gabriel Vilella e Laura Cardoso, além dos principais críticos e diretores de teatro onde o espetáculo passava, se rendiam à interpretação do "menino cavalo". No ano de 93, Schmidt voltou ao teatro infantil com "O Circo de Bonecos". Numa primeira montagem, interpretou o personagem do Urso, com direção de Valter Sobreiro Júnior, e na remontagem, o malvado Golias, sendo esta a primeira vez em que foi dirigido por João Bachilli.
Em 1994, Schmidt fixa residência no Rio de Janeiro (onde permanece até hoje), trocando os holofotes pelas coxias, tornando-se um dos profissionais mais requisitados como produtor artístico/técnico de shows brasileiros, até que em 2016, ganhou o prêmio de melhor "tour manager" do Brasil, mesmo ano em que recebe um convite que considera irrecusável: voltar aos palcos e novamente dirigido pelo amigo João Bachilli, no espetáculo Cirquin, que ambos produziram para o Grupo Tholl.
"É tudo novo de novo. Novos tempos, novos colegas de cena, novos desafios...". Desde que resolveu retornar aos palcos, João Schmidt está na ponte aérea Laranjal - Pelotas / Lapa - Rio de Janeiro, onde se divide entre as atribuições de produtor e de ator. Após percorrer sete cidades, entre elas, Montevidéu/Uruguai, João Schmidt volta a se apresentar em sua cidade natal, no próximo domingo.
Informações sobre o espetáculo: (53) 98140-2827.
Foto: Acervo pessoal